HDS promove Missa em Ação de Graças para pacientes e profissionais
“Assim como da cruz brotou a vida e a ressurreição, as pessoas que estão em sofrimento podem confiar no Senhor, pois Deus acompanha cada um, ele é o pastor e não abandona ninguém”. Essa foi a mensagem que marcou a Missa de Ação de Graças conduzida pelo Arcebispo, Dom João Justino de Medeiros Filho aos profissionais e pacientes moradores do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) na última semana.
Durante o rito religioso, o Arcebispo relembrou que no contexto da Semana Santa, em que meditamos a Paixão de Cristo, é na presença de Deus que encontramos a plenitude e repensamos nossos atos, agradecendo e reconhecendo o sacrifício de Jesus para nossa sobrevivência.
A Supervisora de Reabilitação da Residência Assistencial e Internação, Cledma Pereira Ludovico de Almeida, fala sobre a importância do momento religioso para os pacientes moradores. “É uma forma de resgate, porque desde o início os pacientes contaram com o cuidado das irmãs, com o apoio religioso, e esses momentos os fazem muito felizes, eles se sentem acolhidos, lembrados. Não adianta a gente cuidar da parte física, sem cuidar da parte espiritual. A realização da Missa é justamente para que eles se sintam cuidados espiritualmente”.
Após a Missa, acompanhado do Diretor-Geral, Luiz Carlos Sampaio, Dom João Justino conheceu alguns setores da instituição e concedeu o sacramento da unção dos enfermos aos pacientes internados na Unidade de Cuidados Prolongados, para o reestabelecimento da saúde e cura da alma. “Ao entrar aqui, eu me lembrei exatamente o que Cristo assumiu sobre todas as dores humanas. Na prática, ele não hesitou em visitar os enfermos, em tocá-los e curá-los, isso me fez pensar que esse movimento se repete com todos os profissionais que aqui atuam, voluntários e pessoas que apostam no cuidado com o próximo”.
Sobre o trabalho desenvolvido na unidade, Dom João Justino de Medeiros Filho reitera, “vejo um trabalho magnífico, envolvendo tantas pessoas, tantos projetos e um grande interesse em oferecer o melhor, seja como equipe profissional, seja como projetos que envolvem esta unidade, que tem uma história regada de superação”.
Para o Diretor-Geral, Luiz Carlos Sampaio, a presença do Arcebispo engradece a Unidade de saúde. “Eu acho que é extremamente importante. Neste momento em que comemoramos a Páscoa, que simboliza o renascimento de Cristo, significa muito para os pacientes moradores e profissionais participarem de um ato religioso tão significativo. O arcebispo durante a Missa nos trouxe uma palavra de renovação e para nós o sentimento é de lisonjeio e gratidão”. Afirma.