Segurança do Paciente é foco de encontro de líderes do Hugol
Abril é o mês dedicado à segurança do paciente, e na sexta-feira,14, no Coworking Agir, foi realizado o primeiro encontro do Programa “Agir para Aprender”, direcionado às lideranças do Hugol, com o tema "Executando a Estratégia". Além dos temas ligados à gestão, a segurança do paciente teve centralidade, a partir da apresentação do Caso Julia Lima.
Na oportunidade o Engenheiro Francisco Cruz Lima e Sandra Lima, pais da atriz e bailarina Julia Lima, que morreu no ano de 2015, em São Paulo, após sofrer uma série de complicações médicas. Eles relataram a experiência ao lado da filha no hospital, as lições aprendidas com a análise do evento adverso grave ocorrido e o que esperam dos profissionais de saúde e instituições.
O Caso Julia Lima foi um importante alerta para a necessidade de se investir na segurança do paciente, não apenas na instituição onde ocorreu, mas em todo o Brasil. Graças a ele, foram criadas iniciativas e protocolos que visam garantir a segurança dos pacientes nos procedimentos médicos, além de conscientizar profissionais de saúde sobre a importância da adoção de medidas seguras em suas práticas. Além da liderança, os demais colaboradores puderam acompanhar a palestra que foi transmitida para todos no auditório da unidade.
Após a palestra, e suas reflexões em torno do tema proposto, a equipe de Recursos Humanos realizou uma dinâmica sob a perspectiva da Gestão por Processo, contribuindo para percepção de que a execução correta dos processos levam a resultados de excelência e auxilia na missão de salvar vidas.