Agir realiza Oficina de Planejamento Estratégico
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados e Saúde (Agir) realizou no dia 15 de dezembro de 2021, por meio da Superintendência de Gestão e Planejamento e Gerência Corporativa de Planejamento, a oficina do planejamento estratégico para elaboração das iniciativas para a Programação Anual de 2022. A oficina contou com a participação dos gestores do corporativo, assessores e representantes das unidades, com o apoio do Centro de Ensino e Desenvolvimento – CED, totalizando 28 participantes.
À oportunidade foi utilizada a metodologia da “Árvore de problemas”, apresentada pela Gerente Corporativa de Ensino e Pesquisa, Rafaela Julia Batista Veronezi. A metodologia tem como objetivo converter os problemas identificados em oportunidades de melhorias, com a representação gráfica de uma situação-problema (tronco), suas principais causas (raízes) e os efeitos negativos que ela provoca na população-alvo do projeto (galhos e folhas). Para a elaboração, foi utilizada a ferramenta Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google.
As iniciativas elaboradas na oficina – que são um conjunto de ações que permitem que a organização se desloque do estado atual em direção ao alcance de suas metas – fazem parte do modelo de estrutura do planejamento estratégico da Agir e unidades e subsidiarão a ações para o ano de 2022.
Para o Superintendente de Gestão e Planejamento da Agir, Dante Garcia de Paula, este foi o momento de desdobrar as metas e os objetivos estratégicos, que são quadrienais, em iniciativas e metas anuais. Ele explica que a Agir, enquanto instituição de vanguarda em ferramentas de gestão, associa duas metodologias em suas práticas de planejamento: o PES (Planejamento Estratégico Situacionais) e o BSC (Balance Scorecard). Dante explica ainda que estas iniciativas foram validadas com o Superintendente Executivo, Lucas Paula da Silva. “Com isto, teremos a nossa programação anual 2022 alinhada com os direcionadores estratégicos que também foram construídos em workshop realizado com as Superintendências.”
O Gerente Corporativo de Planejamento, Andre Alves dos Santos complementa que, “o evento proporcionou um direcionamento estratégico para o alcance da missão da Agir, destacando os objetivos prioritários e os meios para alcança-los, além de fomentar a participação dos colaboradores, permitindo uma construção coletiva do planejamento e no acompanhamento periódico das ações e metas delineadas.”




