Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Equipe de enfermagem do HDS é referência no cuidado humanizado


17 de setembro de 2021



Humanização, palavra que define a atuação da equipe de enfermagem do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS). A equipe é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e maqueiros, e suas atividades são pautadas no cuidado aos pacientes internos e externos.


Na residência assistencial, local onde moram 14 pacientes e que necessitam de cuidados 24h, os enfermeiros assistenciais, desenvolvem atividades para garantir a qualidade e a humanização, promovendo assistência segura e individualizada aos pacientes moradores. A Enfermeira Mirian Teixeira Cândido afirma ser preciso ter uma conduta de acolhida “Cada paciente tem sua particularidade, o profissional envolvido nesses cuidados precisa ter um olhar humanizado, pois, mesmo aqui sendo considerado uma unidade de saúde, para esses pacientes, aqui é como se fosse a casa deles”, ressalta.


A supervisora de enfermagem, Lys Bernardes Minasi, ressalta que os profissionais envolvidos na rotina diária de cuidados desses pacientes, são responsáveis por administrar medicamentos, auxilia o paciente conforme a necessidade, realiza avaliação para repassar ao médico e juntos elencam mudanças para melhor conforto do paciente.


São cuidados que vão do básico ao mais complexo, como, por exemplo, no ambulatório de feridas, local onde são atendidos os pacientes acometidos com feridas crônicas e que necessitam de curativos. O técnico de enfermagem atua na realização desse cuidado de acordo com as orientações do enfermeiro, que posteriormente faz a avaliação do procedimento e orienta o paciente sobre os cuidados a serem mantidos para melhor cicatrização da ferida. Lys Bernardes também destaca que, dependendo do nível de gravidade da ferida, o curativo é realizado por um enfermeiro.


“O enfermeiro também realiza algumas atividades administrativas, como escalação de equipes , lista das comorbidades dos pacientes, entre outros. No caso dos pacientes moradores, quando precisam fazer exames fora da unidade, o profissional direciona um técnico de enfermagem para acompanhar o paciente”, explica a supervisora de enfermagem, Lys Bernardes Minasi.


No ambulatório de consultas, os profissionais são responsáveis por aferir alguns sinais, como pressão arterial, glicemia, peso, altura, auxilia os atendimentos oftalmológicos, gotejando colírio nos pacientes que precisam dilatar a pupila. Os profissionais também são responsáveis pela realização do exame eletrocardiograma.

Atualmente, a equipe conta com um total de 75 profissionais, Lys Bernandes cita como diferencial da equipe a organização dos serviços. “Tudo muito bem organizado, a equipe segue diretrizes estabelecidas para atender o paciente cada vez melhor e estão sempre em busca da melhoria contínua dos atendimentos”, explica. O serviço de enfermagem ao longo da história adquiriu um nível de importância indiscutível, são pessoas cuidando de pessoas. No HDS, a equipe é composta por profissionais qualificados e se aperfeiçoam constantemente.