HDS apresenta Boletim do Clima Organizacional
Na quarta-feira (26/04), a diretoria do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou mais um Sprint da Liderança, reunião semanal de alinhamento com os gestores onde são abordados temas relacionados à gestão de pessoas, processos, tecnologias, metas e planejamento estratégico.
Na ocasião, foi apresentado o Boletim do Clima Organizacional da unidade. O clima organizacional é a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Quando está positivo, consequentemente a concepção das pessoas em relação a empresa também é favorável.
À oportunidade, a supervisora de RH da unidade, Darlene Carvalho, esclareceu que o Boletim do Clima refere-se as ações realizadas pelos gestores no primeiro trimestre deste ano. A supervisora relembrou sobre a Pesquisa de Clima realizada no final de 2022, que trouxe o selo da GPTW, reconhecendo o HDS como uma das melhores empresas para se trabalhar. Reforçou sobre a importância da contribuição dos gestores na manutenção desta premiação. "Para a GPTW, um bom lugar para se trabalhar possui uma cultura de confiança onde as pessoas confiam na liderança, gostam das pessoas com quem trabalham e tem orgulho do que fazem”, explicou Darlene.
O Diretor Administrativo e Financeiro – Andre Alves, complementa que “a pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta para entender o ambiente de trabalho e seus efeitos nos colaboradores, como sentimentos de motivação e satisfação. Ainda, contribuindo para uma melhor integração entre os colaboradores e a instituição.”
Foram então apresentadas as ações realizadas em vários setores, que se basearam nas nove práticas culturais sugeridas pela GPTW: inspirar, agradecer, contratar, falar, desenvolver, celebrar, escutar, cuidar e compartilhar. Ao fim da apresentação, a melhor ação foi premiada: o SENUD - Serviço de Nutrição, que etiquetou seus armários com o nome dos colaboradores, mas de uma forma inusitada, usando a imagem do famoso Bentô, com uma frase divertida que representa cada colaborador. “Adorei a figurinha que deixaram para mim, é uma forma de saber que somos vistos não apenas como trabalhadores, mas como seres humanos, e isso pode parecer simples, mas é algo que melhora completamente o nosso dia! Obrigado”, disse Ítalo, profissional do setor.