Hecad reforça Cultura de Segurança do Paciente
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) promoveu nesta terça-feira (09) capacitação para gestores e equipes assistenciais da unidade com o objetivo de fortalecer a Cultura de Segurança do Paciente na instituição. Segundo a diretora-geral do Hecad, Mônica Costa, “os valores, percepções, atitudes e padrões de comportamento determinam o manejo da segurança do paciente e por isso, é sempre necessário reforçar boas práticas, revisitar os processos e buscar formas de reduzir erros”.
A capacitação trouxe exemplos práticos para ampliar a implementação de medidas que asseguram o cumprimento das metas estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a segurança do paciente. A coordenadora de Qualidade do Hecad, Juliana de Lima, destacou que a redução do risco de danos na assistência em saúde passa necessariamente pela construção de um ambiente de comunicação aberta entre os profissionais.
“Nós queremos que cada vez mais as equipes se sintam em um ambiente seguro para compartilhar suas experiências, relatar situações que podem gerar dano, trazer sua percepção do que pode ser feito para evitar o evento adverso”, afirmou. O treinamento abordou também conceitos de incidentes em saúde, formas de notificação e análise e encaminhamento das notificações para a implementação de ações educativas, preventivas ou de correção.