Hecad promove capacitação para Segurança Transfusional
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta semana uma série de capacitações sobre Segurança Transfusional em parceria com o Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh). Os treinamentos foram oferecidos para as equipes médica, de enfermagem, multiprofissional e de limpeza com uma abordagem integral sobre os processos de transfusão, desde a solicitação do hemocomponente até o descarte das bolsas de sangue.
Segundo a presidente do Comitê Transfusional do Hecad, Kelly Matsunaga, a capacitação é importante para trazer atualizações aos colaboradores e assegurar o aperfeiçoamento contínuo dos procedimentos. “É fundamental reforçarmos as práticas corretas em cada etapa do manejo e buscarmos de forma constante a melhoria dos processos para oferecer mais qualidade e segurança ao paciente”, afirmou.
Para a enfermeira Ana Flávia Assunção, que participou do treinamento, “foi um momento enriquecedor, com informações muito relevantes para a nortear a conduta no dia a dia, como a abordagem às reações transfusionais, tempo adequado de infusão, competências do hospital e do banco de sangue no processo de transfusão, dentre outros”, contou.