Agir para Aprender promove palestra sobre equilíbrio entre vida profissional e pessoal para colaboradores
Foi realizada no dia 05 de maio uma palestra com o tema A importância do equilíbrio: Vida profissional X Vida Pessoal no Coworking Agir, que recebeu duas turmas de colaboradores durante a manhã. A palestra foi ministrada pela psicóloga e supervisora de Saúde Mental no Trabalho, Marina Novais.
A palestrante apresentou dados mundiais importantes sobre saúde mental, trabalho e hábitos que podem ser nocivos e prejudicar o equilíbrio entre a vida pessoal e vida profissional dos colaboradores. Como, 26% do trabalho realizado por profissionais é feito fora do horário de trabalho e que casos de depressão subiram de 9,6% (2019) para 13,5% em 2022.
Mas como manter a saúde mental? A psicóloga explicou para os participantes o que é ter saúde mental, estar bem consigo e com os outros e lidar bem com as exigências da vida sem que elas causem ansiedade, tristeza, medo e angústia de forma que atrapalhe a execução das atividades do dia a dia.
Foi apresentado também o Modelo PERMA que descreve que nossa felicidade e bem-estar estão baseadas em cinco pilares: a emoção positiva, o engajamento, os relacionamentos, a missão/sentido e a realização.
De acordo com a psicóloga, “Se algo está errado com uma das áreas, normalmente, a outra é afetada. Uma saúde mental deficiente desencadeia uma série de fatores que impactam na saúde emocional e até na saúde física.”
Por isso, para manter o equilíbrio é preciso tomar algumas atitudes e criar hábitos como estabelecer limites entre trabalho e vida pessoal, ter boas horas de sono, pausas regulares ao longo do dia, desconectar-se, ter tempo para relacionamentos, cuidar da saúde, ter tempo para você e para lazer e ser otimista. Além disso, Marina também apresentou para os participantes mecanismos para que a vida pessoal também não interfira no profissional.
De acordo com Izabela Lino, comunicóloga da Agir, “A palestra foi importante para pensarmos no peso que desempenhamos em cada aspecto na nossa vida, sendo importante ponderar e não deixar que o lado profissional atrapalhe o pessoal e vice-versa.”
Ao fim da palestra a psicóloga propôs que os participantes fizessem a Roda da Vida para analisarem e refletirem sobre a vida, questionar o nível de satisfação para cada área e visualizarem quais partes da sua vida precisam de mais atenção.