Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS realiza ação de estímulo à prática correta da higiene das mãos


15 de maio de 2023



O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), promoveu neste mês de maio uma ação alusiva ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado no último dia 5.

Todos os anos, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) “Salve Vidas: Higienize suas mãos” visa manter um perfil global sobre a importância da higiene correta das mãos na atenção à saúde.

De forma lúdica, a equipe da CCIH realizou um Quiz com perguntas sobre a temática. A médica infectologista que faz parte da Comissão, Dra. Juliana Dona, explica que, “o evento é primordial. Todos os anos, no dia 5 de maio, as unidades de saúde se voltam para a realização de ações como essa, pois é o Dia Mundial da Higiene das Mãos. É muito importante essa conscientização, onde se pode mostrar pra todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes o quanto lavar as mãos é impactante”.

A médica afirma ainda, que é uma atitude tão simples e básica, mas que salva vidas. E ressalta que as mãos são as principais transmissoras de bactérias, “80% das bactérias que disseminamos nos hospitais vem das mãos, pois estão no contato natural entre uma pessoa e tudo o que a cerca. Na manipulação de medicamentos e alimentos pode-se disseminar várias bactérias e micro-organismos através das mãos”, destaca.

O diretor-geral da unidade, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, esteve presente no evento e reforçou a importância de todos se conscientizarem sobre a higiene correta das mãos. “A higienização das mãos é de extrema importância para a saúde e prevenção de doenças. Nossas mãos estão em constante contato com superfícies, objetos e outras pessoas, e podem ser veículos de transmissão de microrganismos, como bactérias, vírus e parasitas. A falta de higiene adequada das mãos pode levar à disseminação de doenças infecciosas, tanto para nós mesmos quanto para outras pessoas ao nosso redor. E no ambiente hospitalar se torna ainda mais relevante o compromisso de todos na atenção a higiene adequada das mãos”.