Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS passa por auditoria com foco na certificação ISO 14001:2015


29 de maio de 2023



Nos dias 8, 9 e 10 de maio, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), passou pela auditoria interna para certificação da ISO 14001:2015, que visa estabelecer o melhor gerenciamento de aspectos ambientais associados à atividade hospitalar, práticas assistenciais e de gestão.

Os auditores vistoriaram diversas áreas da instituição para comprovar que a unidade de saúde está em conformidade com os requisitos necessários para obtenção da ISO 14001:2015. Entre as exigências estão boas práticas de interação de processos, manejo, reaproveitamento, tratamento e disposição final dos resíduos, redução do consumo de energia e uso de fontes renováveis, além de identificar, priorizar e gerenciar riscos ambientais.

A encarregada do Sistema de Gestão Ambiental, Marcella Sabino explica que o processo de avaliação  fortalece e previne a poluição, instrui a preservação dos ecossistemas, assegura o cumprimento dos requisitos legais e instiga o envolvimento dos colaboradores, “além de melhorar a satisfação dos públicos interno e externo, aperfeiçoa a produção a partir da racionalização de recursos,  aumenta a produtividade e assegura o engajamento e participação compartilhada dos Stakeholders no processo cultural e estratégica da instituição”, conclui.

“A expectativa a partir de agora é a definição dos critérios para prover gestão de mudanças no que tange as alterações de estruturas, como implantação de tecnologias limpas, alterações de processos com medidas ecoeficientes, mudança de requisitos legais, mapeamento de aspectos e impactos ambientais, entre outras, assim, os líderes e a organização devem identificar aspectos ambientais, prover controle operacional (fornecedores, inputs, saídas, clientes, interações com clientes, ciclo de vida, automação de processos, entre outros), definir e prover a comunicação interna, garantir envolvimento das lideranças de topo no processo de gestão ambiental e tomada de decisão estratégica”, explica Marcella.

O Diretor-Geral Luiz Carlos Junio Sampaio, destaca que o HDS tem a responsabilidade social e ambiental e o compromisso com a preservação do futuro das próximas gerações como um dos pilares fundamentais. “A sustentabilidade ambiental nos move. Nossa estratégia é fundamentada no propósito Cuidar de Vidas e pautada em nossos valores: Transparência, Humanização, Inovação, Competência, Ética, Respeito, Responsabilidade, Eficiência, Credibilidade e Comprometimento, além ainda dos colaboradores, que são importantes para o funcionamento da nossa engrenagem”, conclui.

Sampaio também pontua que o hospital realiza um trabalho cotidiano para otimizar o uso consciente de recursos não-renováveis, visando sempre o equilíbrio entre sustentabilidade, conforto e segurança para o paciente.