HDS oferece arte como recurso terapêutico aos pacientes moradores
A equipe da Residência Assistencial do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), utiliza a arteterapia como recurso terapêutico aos pacientes moradores. A arteterapeuta Adriana Borges, destaca que arteterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza atividades expressivas e criativas, como pintura, desenho, colagem, tecelagem, bordado, modelagem, entre outras, para promover o bem-estar emocional, cognitivo e social dos pacientes.
Adriana explica que no contexto da arteterapia, a autoexpressão é encorajada, permitindo que os pacientes se expressem de forma autêntica e única. Além disso, a narrativa pessoal é valorizada, incentivando os idosos a contar suas histórias e representar imagens significativas por meio da arte, explorando as experiências que moldaram sua identidade.
“Participar das atividades expressivas na arteterapia também promove interações sociais entre os pacientes, auxiliando no combate à solidão e ao isolamento, fomentando um senso de pertencimento e conexão com os outros”, diz Adriana.
A arteterapia proporciona uma sensação de realização e prazer, fazendo com que as pessoas se sintam mais satisfeitas e orgulhosas ao verem suas produções finalizadas. Essa sensação de conquista é compartilhada à sua volta, evidenciando sua capacidade de produzir algo significativo.
Além disso, esse é um movimento que tem um efeito relaxante, contribuindo para a redução do estresse e da ansiedade. Ao engajar-se nas atividades artísticas, os pacientes encontram um estado de tranquilidade e calma.