Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Agir


Agir promove palestra sobre Cultura Justa para colaboradores do corporativo e unidades geridas


5 de julho de 2023



Durante os meses de maio e junho, o corporativo e as unidades geridas pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir, receberam a palestra “O que é Cultura Justa?”. Todos os colaboradores puderam participar e aprender sobre esse tema tão relevante no dia a dia da instituição e necessário no cumprimento do propósito de cuidar de vidas.

O treinamento contou com os facilitadores José Augustinho Zago, Coordenador Corporativo de Formalização de Pessoal e Gabriela Martins S. Medeiros, Gerente de Qualidade no Hugol.

O objetivo do treinamento é proporcionar um ambiente de “Cultura Justa”, projetando processos seguros que reduzam a oportunidade de erro humano e capturem erros antes que cheguem ao paciente. Os sistemas seguros devem facilitar a tomada de boas decisões pelo pessoal e minimizar a possibilidade de erros no gerenciamento de comportamentos.

A Cultura Justa facilita o reconhecimento de cada situação e a diferenciação de falhas para identificar qual a medida mais adequada a se tomar, revelando processos ineficazes e oportunidades de melhorias. Ela é imprescindível para a cultura de segurança em uma instituição de saúde e está ligado ao Código de Conduta Ética, a Política de Compliance e Qualidade e a Política de Gestão de Pessoas utilizadas na Agir.

Os palestrantes apresentaram também o que classifica erro humano, comportamento de risco e comportamento negligente ou violação, e como cada um é tratado com ações específicas. Assim, os erros são capturados antes que cheguem ao paciente e facilitando boas tomadas de decisões atribuindo responsabilidades nas organizações de saúde.

Adotando a Cultura Justa, a Agir pretende assegurar um ambiente aberto e justo, com a cultura de aprendizagem e processos mais seguros com a gestão comportamental.