Agir promove palestra sobre Cultura Justa para colaboradores do corporativo e unidades geridas
Durante os meses de maio e junho, o corporativo e as unidades geridas pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir, receberam a palestra “O que é Cultura Justa?”. Todos os colaboradores puderam participar e aprender sobre esse tema tão relevante no dia a dia da instituição e necessário no cumprimento do propósito de cuidar de vidas.
O treinamento contou com os facilitadores José Augustinho Zago, Coordenador Corporativo de Formalização de Pessoal e Gabriela Martins S. Medeiros, Gerente de Qualidade no Hugol.
O objetivo do treinamento é proporcionar um ambiente de “Cultura Justa”, projetando processos seguros que reduzam a oportunidade de erro humano e capturem erros antes que cheguem ao paciente. Os sistemas seguros devem facilitar a tomada de boas decisões pelo pessoal e minimizar a possibilidade de erros no gerenciamento de comportamentos.
A Cultura Justa facilita o reconhecimento de cada situação e a diferenciação de falhas para identificar qual a medida mais adequada a se tomar, revelando processos ineficazes e oportunidades de melhorias. Ela é imprescindível para a cultura de segurança em uma instituição de saúde e está ligado ao Código de Conduta Ética, a Política de Compliance e Qualidade e a Política de Gestão de Pessoas utilizadas na Agir.
Os palestrantes apresentaram também o que classifica erro humano, comportamento de risco e comportamento negligente ou violação, e como cada um é tratado com ações específicas. Assim, os erros são capturados antes que cheguem ao paciente e facilitando boas tomadas de decisões atribuindo responsabilidades nas organizações de saúde.
Adotando a Cultura Justa, a Agir pretende assegurar um ambiente aberto e justo, com a cultura de aprendizagem e processos mais seguros com a gestão comportamental.