Profissionais do HDS participam de palestra educativa sobre os cuidados a serem observados durante o auxílio da alimentação dos pacientes moradores
O HDS realizou no dia 1/09 uma palestra de cunho orientativo para as equipes de enfermagem e nutrição que auxiliam os pacientes moradores a fazerem as refeições. A ação foi conduzida pela fonoaudióloga Taiane Brandão e a nutricionista Aline Mayara Martins, ambas profissionais da unidade.
A nutricionista destacou a importância da atenção na hora de auxiliar na alimentação do paciente. “O grau de dificuldade de alimentação de cada paciente é qualificado conforme a cor do prato, o verde é um prato que caracteriza que o paciente não tem nenhuma precaução, o branco destaca que requer mais atenção, o amarelo indica que o paciente consegue comer sem auxílio de um profissional e o vermelho o paciente precisa de total atenção”, explica Aline.
Outro aspecto importante a ser observado pela equipe de apoio, são os protocolos do risco de disfagia, a presença de algum fator que impeça ou atrapalhe a deglutição. “Os sintomas mais frequentes de um paciente disfágico são engasgos frequentes ao se alimentar, é primordial o cuidado da equipe na hora de auxiliar esse paciente”, esclarece a fonoaudióloga Taiane Brandão.
A nutricionista responsável pelo cardápio, Aline Mayara, ressalta que o alimento é ofertado de acordo com a capacidade de deglutição do paciente. “Para um paciente com dificuldade em mastigar, é ofertado um alimento de consistência fácil para deglutir”.
“Foi um momento agregador, o que mais me chamou a atenção durante as explicações foi a atenção na deglutição do paciente, pois todos são idosos e tem risco de engasgo”, afirma o técnico de enfermagem, Rosair Ferreira Rosa.