Projeto Encantar busca tornar mais positiva experiência do paciente no Hecad
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) iniciou nesta semana o Projeto Encantar, com uma série de ações que buscam tornar mais positiva a experiência dos pacientes do ambulatório da unidade. Segundo a supervisora Camila Paiva, a ideia é “promover o encantamento do usuário e também de seus familiares por meio do acolhimento e do cuidado oferecido pelo hospital. Para isso, nessa primeira etapa, estamos buscando a opinião deles sobre o que é importante que a unidade ofereça, além de concentrar esforços dos times envolvidos nesses processos para a construção de soluções”, contou.
O Projeto Encantar foi desenvolvido em parceria com a Gerência de Projetos da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde, a Agir. O gerente da área, Jorge do Carmo, explica que após o ambulatório, as ações serão expandidas para outros setores do hospital. “Nós vamos começar pelo ambulatório e ampliar o alcance do projeto até atingir todas as áreas da assistência. Fundamentamos o Encantar nas práticas do sistema Lean de busca de soluções, com uma metodologia de sistematização de gestão que visa a excelência operacional e a entrega de maior valor agregado”, disse o gerente.
Durante toda a semana, a recepção do ambulatório do Hecad exibe um banner com QR Code onde os pacientes e acompanhantes podem responder de forma livre a pergunta ‘O que importa para você?’. Formulários impressos também estão sendo distribuídos para coletar as principais necessidades dos usuários.
Segundo Valdenísio Cardoso, pai dos pequenos Theo e Manuela, que fez questão de participar da pesquisa, “é muito bom ver que a unidade se preocupa de fato em ouvir a população e em melhorar. Eu fiquei muito feliz com essa possibilidade de contribuir com a minha opinião, de vocês terem interesse em ouvir, em saber o que pensamos depois de vir por tantas vezes aqui”, afirmou.
De acordo com Camila Paiva, os dados coletados e analisados irão subsidiar estratégias para que o hospital vá ao encontro das necessidades apresentadas. Em paralelo à ação, o Programa Encantar também promove reuniões com os gestores e líderes diretamente ligados ao setor. “Nós já identificamos vários pontos de melhoria que envolvem por exemplo, infraestrutura, tecnologia da informação, processos da enfermagem, processos da hospitalidade. Então reunimos todo mundo para pensar a execução das mudanças propostas”, disse a supervisora de Experiência do Paciente.