Paciente do HCN comemora aniversário na UTI
A lavradora Marcilene Alves da Silva, que mora em um assentamento em Crixás, completou 38 anos na UTI do Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu. No dia do seu aniversário, 31 de agosto, ela pediu à equipe um presente. Queria comer um bolo de chocolate.
Como a unidade trabalha com várias ações de humanização, o pedido da paciente foi avaliado, liberado pela nutricionista e a cozinha do hospital produziu o presente. A entrega contou com os parabéns da equipe, cartazes e teve direito a ligação de vídeo para a família.
A paciente ficou muito emocionada e agradeceu o carinho de todos. “Eu estava com muita vontade de comer bolo e fiquei muito feliz com a surpresa”, disse. Marcilene deu entrada no HCN no dia 17 de agosto, na enfermaria, tendo o quadro clínico agravado pela doença e, com 75% do pulmão comprometido, deu entrada na UTI.
Depois de sete dias intubada, a extubação (retirada do tubo) foi feita com sucesso e a primeira coisa que falou foi sobre a vontade de comer bolo. Logo depois do aniversário, ela recebeu mais um presente. Com a melhora clínica, ontem (01) ela foi transferida para a enfermaria.
Para a coordenadora de enfermagem das UTIs 1 e 2, Valdilene Silva, participar de momentos como esse não tem preço. “Fazemos o possível para que o paciente se sinta confortável e tranquilo mesmo no ambiente hospitalar. Queríamos deixa-la mais feliz e fazer com que ela se sentisse amada por todos mesmo estando longe da família. Que dona Marcilene possa lembrar desse aniversário em que ela pode comemorar a vida.”