HDS contribui para geração de renda e consciência ambiental com o Projeto Jornada Lixo Zero
Neste mês de julho, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), participou do Projeto Jornada Lixo Zero, que tem por objetivo coletar recicláveis, eletrônicos, tampas plásticas, instrumentos de escrita, esponjas de limpeza doméstica, óleo vegetal usado, medicamentos vencidos, pilhas e baterias, lâmpadas tubulares, banners entre outros, destinando para cooperativas que transformam estes materiais em matéria-prima.
A ação de coleta de recicláveis para serem doados ao projeto, é uma iniciativa do Serviço de Resíduos Sólidos da unidade, que arrecadou mais de 70 lâmpadas, 10 kg de vidro, 5 kg de medicamentos vencidos, 30 litros de óleo de cozinha, 50 kg de eletrônicos (televisão, aparelho celular, carregadores entre outros), 30 kg de plásticos, 10 kg de papel e 5 kg de pilhas.
Os materiais coletados foram trazidos de casa pelos próprios colaboradores, que receberam instruções quanto ao acondicionamento, separação e identificação de cada item.
A encarregada de gestão ambiental, Marcella Sabino, destacou que “as ações voltadas ao Projeto Jornada Lixo Zero têm sempre como objetivo incentivar o desenvolvimento econômico e social. Busca-se viabilizar a coleta e restituir os resíduos sólidos ao mercado, para reaproveitamento em novos ciclos produtivos e o que não puder ser reciclado ou reaproveitado ganha uma destinação final ambientalmente adequada. É um projeto que gera empregos, oportunidades financeiras, reduz desperdícios e custos de produção e ainda alivia o meio ambiente de novos resíduos descartados de forma inadequada. Mas ainda falta na sociedade essa percepção de que grande parte da poluição se origina é da nossa rotina pessoal, antes de qualquer outro lugar”.