Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Hecad realiza workshop sobre solicitações de transplantes em pediatria


10 de agosto de 2023



O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta quarta-feira (09) capacitação sobre solicitações de transplantes, agendamentos de consultas relacionadas à temática e requisições de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Segundo o coordenador de Credenciamento e Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Ricardo Ribamar, que esteve na unidade para o workshop, o alinhamento entre a Central de Transplantes e o Hecad resulta em mais agilidade para o paciente.

“A capacitação nos permite alinhar fluxos, unificar protocolos, oferecer uma maior compreensão sobre os processos administrativos que a temática do transplante envolve e tudo isso dá mais agilidade à regulação para que as intervenções que o paciente precisa sejam realizadas com mais celeridade”, afirmou. “Nós trouxemos todos os formulários necessários para cada modalidade de transplante, além da documentação pessoal, lista de exames, certidões e atestados que precisam ser apresentadas em cada caso e a logística envolvida”, disse o coordenador.

O workshop buscou trazer aos colaboradores das equipes multiprofissional e do Núcleo Interno de Regulação (NIR) o passo a passo, as exigências e as orientações necessárias para cada demanda diferente de transplante. “O hospital já terá conhecimento das condições, conseguirá orientar melhor os pacientes e familiares e preparar a solicitação da forma adequada para que possamos atender da melhor forma”, explicou Ricardo Ribamar.

A supervisora do NIR, Natália Marques, destacou que o workshop foi útil para tirar dúvidas dos colaboradores sobre a temática. “Cada transplante envolve procedimentos diferentes e isso gera muitas dúvidas. Por isso, alinhar como deve ser condução dos processos necessários para oferecer o suporte adequado a cada caso é muito importante para cumprirmos bem o nosso propósito que é cuidar de vidas”, afirmou.