Hecad realiza workshop sobre solicitações de transplantes em pediatria
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta quarta-feira (09) capacitação sobre solicitações de transplantes, agendamentos de consultas relacionadas à temática e requisições de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Segundo o coordenador de Credenciamento e Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Ricardo Ribamar, que esteve na unidade para o workshop, o alinhamento entre a Central de Transplantes e o Hecad resulta em mais agilidade para o paciente.
“A capacitação nos permite alinhar fluxos, unificar protocolos, oferecer uma maior compreensão sobre os processos administrativos que a temática do transplante envolve e tudo isso dá mais agilidade à regulação para que as intervenções que o paciente precisa sejam realizadas com mais celeridade”, afirmou. “Nós trouxemos todos os formulários necessários para cada modalidade de transplante, além da documentação pessoal, lista de exames, certidões e atestados que precisam ser apresentadas em cada caso e a logística envolvida”, disse o coordenador.
O workshop buscou trazer aos colaboradores das equipes multiprofissional e do Núcleo Interno de Regulação (NIR) o passo a passo, as exigências e as orientações necessárias para cada demanda diferente de transplante. “O hospital já terá conhecimento das condições, conseguirá orientar melhor os pacientes e familiares e preparar a solicitação da forma adequada para que possamos atender da melhor forma”, explicou Ricardo Ribamar.
A supervisora do NIR, Natália Marques, destacou que o workshop foi útil para tirar dúvidas dos colaboradores sobre a temática. “Cada transplante envolve procedimentos diferentes e isso gera muitas dúvidas. Por isso, alinhar como deve ser condução dos processos necessários para oferecer o suporte adequado a cada caso é muito importante para cumprirmos bem o nosso propósito que é cuidar de vidas”, afirmou.
