Hecad realiza apresentação teatral para crianças internadas
Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta terça-feira (15) apresentação teatral para as crianças internadas na unidade de saúde. O espetáculo contou com cantigas, brincadeiras e encenação de histórias sobre boas maneiras, a importância do hábito da leitura e como expressar emoções e sentimentos.
Segundo o supervisor da equipe multiprofissional do Hecad, Lucas Machado, a iniciativa amplia o bem-estar e o conhecimento das crianças. “É uma ação que estimula a imaginação, a interação com os acompanhantes, profissionais e com os outros pacientes e que transporta essa criança para tempos, lugares, realidades diferentes, ampliando o conhecimento, o vocabulário e a satisfação dos pequenos”, afirmou o gestor.
O projeto busca promover o acesso à arte e à cultura, além de oportunidades de socialização em um momento onde a criança está afastada da escola. “Nós queremos trazer à criança que está internada o contato com a arte por meio de um momento de entretenimento, de descontração, de alívio das suas dores”, afirmou o artista Vinícius Queiroz, que se apresentou no Hecad.
“É um trabalho muito importante porque a gente vê o brilho nos olhos de cada paciente e torna a estadia no hospital, que é uma ruptura na rotina dessa criança, mais leve e divertida”, contou. A opinião é compartilhada pela Wanessa Silva, mãe do paciente Samuel Feitosa. “Ficamos por muito tempo no quarto, angustiados, longe da nossa casa e da família. Agradeço a disposição e o cuidado em proporcionar momentos como esse, onde meu filho pode distrair, sorrir e se divertir”, disse a mãe da criança.