Hecad realiza treinamento sobre importância da comunicação em saúde para a segurança do paciente
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realiza nesta terça e quarta-feira (22 e 23/08) treinamento sobre a importância da comunicação efetiva entre profissionais de saúde para a segurança dos pacientes. De acordo com a supervisora de enfermagem Natália Vieira, o foco da capacitação é treinar os colaboradores para a utilização das ferramentas Transição do Cuidado e SBAR, que registram e disponibilizam às equipes assistenciais informações sobre o paciente.
“A comunicação efetiva entre profissionais da saúde é uma das seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (SMS) como prioridades para a assistência. Por isso, nós estamos capacitando as equipes para a utilização correta de ferramentas que são muito úteis para melhorar essa comunicação entre equipes, reduzir riscos e tornar mais claros os planos de tratamento”, afirma a supervisora.
Proposto pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hecad, o treinamento é disponibilizado em todos os turnos de trabalho para facilitar a adesão dos profissionais à iniciativa. Para a técnica em enfermagem Maria Luiza Alves, a capacitação evidenciou a importância da utilização das plataformas especialmente nas passagens de plantão. “Nós precisamos assegurar que todas as informações relevantes como a condição do paciente, os antecedentes, as recomendações, medicações, sejam repassadas com clareza e efetividade para a continuidade do cuidado”, disse.