Palestra no Hecad aborda Segurança Psicológica
Os colaboradores do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) participaram nesta quinta-feira (24) de palestra sobre Segurança Psicológica. A ação integra série de iniciativas da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) para a promoção da Cultura Justa em todos os âmbitos da organização.
A palestra foi conduzida pela psicóloga Marina Novais, que destacou que para a segurança psicológica é preciso ter uma comunicação transparente, encorajar o desenvolvimento das pessoas, oferecer autonomia, construir relacionamentos saudáveis e demonstrar vulnerabilidade. “O colaborador precisa ter a segurança em pertencer, em aprender, em contribuir e em desafiar. Isso cria uma zona de aprendizagem constante e alta performance, que é fundamental para o desempenho dos times”, afirmou a psicóloga.
O conceito de Segurança Psicológica foi definido em 1999 pela pesquisadora Amy Edmonson, da Universidade de Harvard, como a construção de um ambiente de trabalho onde todos se sintam confortáveis para expor suas ideias, sugestões e pontos de vista, de forma livre de julgamentos e sem receio de errar e assumir riscos. A palestra no Hecad contou com a presença de toda a diretoria da unidade e do coordenador de Formalização da AGIR, José Zago.
Segundo a colaboradora Anne Katherine, aprender mais sobre o tema é importante para que as equipes possam colocar em prática ações que incentivam a segurança psicológica. “Foi uma palestra muito elucidativa para que saibamos o que é preciso evitar e quais ações devemos priorizar para que a segurança psicológica seja uma realidade”, contou.
