Núcleo de Saúde Mental no Trabalho da Agir é exemplo em Masterclass da Federação Internacional de Hospitais
A Masterclass "Human Health Resources: preparing for and overcoming the shortage" (Recursos Humanos em Saúde: preparar e superar a escassez) realizada pela Federação Internacional de Hospitais - IHF com os Jovens Líderes Executivos na Saúde de vários países e regiões do mundo contou com a participação, como palestrante, do Diretor de Ensino e Desenvolvimento da Agir, J. Antônio Cirino. Sua abordagem contemplou as ações de saúde mental e qualidade de vida desenvolvidas na pandemia, trazendo as práticas daquele momento e como podemos construir soluções duradouras para o setor saúde em todo o mundo.
"Precisamos desenvolver ações que contemplem o principal recurso para a oferta de atendimento em saúde: os profissionais. Criar um ambiente que favoreça a alegria no trabalho e a qualidade de vida de todos deve ser uma prioridade na agenda global", afirma Cirino.
Como um exemplo para ilustrar boas práticas na saúde, foi demonstrada a ação da Agir - Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde, que fundou um Núcleo de Saúde Mental no Trabalho, realizando campanhas e atividades com o RH dos hospitais; Ações de psicoeducação; Treinamentos comportamentais; O programa "Dialoga Mais" com a oferta de atendimento psicológico individual e coletivo; E o ambulatório para atendimento a segunda e terceira vítima envolvidas em situações de eventos adversos; Além de apoio ao fluxo de denúncias de compliance e integridade para a melhoria do clima organizacional.