Cuidado centrado na pessoa: Hugol reforça práticas sobre a experiência do paciente
Qualquer organização que se propõe a atender pessoas deve se preocupar com a satisfação de seus clientes, um hospital ainda mais.
Aliás, a atenção à jornada do paciente está presente no regimento interno que norteia os processos dentro das unidades gerenciadas pela Agir, a Política de cuidado, jornada e experiência do paciente.
Elaborada em 2022, ela descreve as práticas que devem ser adotadas por todos os colaboradores a partir de sete princípios:
- Integralidade do cuidado
- Encantamento no atendimento
- Efetividade clínica
- Comunicação efetiva
- Segurança na jornada do usuário
- Responsabilidade e transparência
- Inovação em saúde
Manter o cuidado centrado na pessoa, respeitando suas individualidades é um desafio constante e que merece esforços contínuos. Principalmente em uma unidade de saúde nas dimensões do Hugol, uma vez que o hospital possui quase quatro mil colaboradores e mais de quinhentos leitos.
Por isso, o tema foi abordado em uma palestra ministrada pela Supervisora do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Letticya Oliveira, aos residentes do Hugol. O evento une o ensino e extensão à cultura de cuidado de vidas praticada na unidade.
Durante o encontro, a palestrante reforçou a importância de buscar elevar ao máximo a qualidade da jornada dos pacientes. “Alcançar e manter uma taxa de satisfação em 95% (referente a julho de 2023) é admirável, mas são os 5% faltantes que nos motivam a continuar em busca de melhorias”, destacou.