Hospitais Estaduais Crer, Hugol e Hecad recebem homenagem em comemoração aos avanços na área de transplantes no Estado
Aconteceu nesta terça-feira, 19/09, no Plenário Iris Rezende Machado da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) uma Sessão Solene, do Governo de Goiás, por meio da Central de Transplantes da SES/GO, em parceria com o Deputado Estadual Wilde Cambão.
Na ocasião, foram homenageados os profissionais que atuam nos processos de doação e transplante de órgãos e tecidos em Goiás, foram entregues certificados de reconhecimento a 100 representantes de hospitais, empresas, laboratórios e parceiros que têm desempenhado um papel fundamental na promoção da doação de órgãos.
A solenidade, que faz parte das atividades da Campanha Setembro Verde, tem como objetivo intensificar a conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos. A Gerência de Transplantes de Goiás lidera esta campanha com o intuito de educar e informar a comunidade sobre como a doação de órgãos pode salvar vidas.
Os diretores gerais das unidades Crer, Hugol e Hecad, Válney Luiz da Rocha, Hélio Ponciano Trevenzol e Mônica Ribeiro Costa estiveram presentes na solenidade representando as unidades geridas pela Agir e receberam o Certificado de Mérito Legislativo na sessão solene.
De acordo com a Secretaria de Saúde Estadual, o número de transplantes realizados em Goiás é motivo de comemoração, com um aumento significativo de 47,5% em relação a 2022. No primeiro semestre de 2023, foram realizados 474 transplantes de órgãos e tecidos no estado, incluindo 87 rins, 3 fígados, 334 córneas, 17 transplantes de medula óssea e 5 musculoesqueléticos. Isso demonstra o compromisso e o avanço no campo dos transplantes em Goiás. O Hugol se tornou referência no processo de doação de órgãos em Goiás, com mais de 900 captações realizadas desde sua fundação.
“Receber esta homenagem me enche de orgulho pessoal e, ao mesmo tempo, compartilho esse sentimento com todos os membros da equipe do Hugol. Desde a nossa inauguração, já contabilizamos 900 doações de órgãos, tornando-nos o principal centro de captação no Estado de Goiás. Este êxito é resultado direto do árduo trabalho da equipe multidisciplinar do Hugol, que oferece apoio aos familiares dos doadores com informação, sensibilização, compaixão e, acima de tudo, paixão.” Afirmou Drº Hélio Ponciano Trevenzol, Diretor Geral do Hugol.
"A sessão é mais uma forma de evidenciar a relevância da doação de órgãos. O Brasil tem mais de 66 mil pessoas nas filas de espera por transplantes. Por isso, é fundamental que ampliemos a visibilidade do tema, a oferta de informações seguras para a população e os esforços para que cada vez mais pessoas possam tomar a decisão de salvar vidas” Diretor Geral do Hecad, Dra. Mônica Costa.