Setembro amarelo: No mês de valorização da vida, Agir promove palestras e rodas de conversa sobre o tema
Durante este mês, estão sendo realizadas ações para os colaboradores do corporativo e unidades geridas sobre a campanha brasileira de setembro amarelo em valorização à vida e saúde mental.
Promovida pelo Núcleo de Saúde Mental no Trabalho da Agir, a palestra sobre o valor da vida aconteceu em todas as unidades onde os colaboradores puderam participar deste encontro especial.
O momento perpassou pela importância da vida, de oferecer e buscar ajuda quando necessário e que existem formas e diferentes sinais de alerta em relação ao comportamento suicida.
Também foi apresentada a história da campanha do setembro amarelo, dados sobre suicídio que colocam o Brasil no 8º lugar com 14 mil mortes por ano, sendo 96,8% dos casos relacionados ao adoecimento psíquico, em especial à depressão.
Na palestra foi abordado sobre a classificação, psicopatologia e causas do comportamento suicida, além dos fatores de risco e proteção. Foi ressaltada a necessidade do tratamento adequado e a importância da conscientização e campanhas de prevenção sobre o tema, o que possibilita ajudar o outro e se ajudar. Destacou-se portanto, a necessidade do cuidado à saúde mental e estratégias que podem se tornar fatores de proteção.
Durante o mês de setembro também estão acontecendo rodas de conversa mediadas pelas psicólogas do programa Dialoga+ em todas as unidades. Neste momento, os colaboradores podem compartilhar perspectivas, conhecimentos e experiências, cuidar da saúde mental é uma jornada coletiva.
Dialoga +
O Dialoga+ é um programa do Núcleo de Saúde Mental no Trabalho, em que psicólogos realizam atendimentos psicológicos aos colaboradores, promovendo um espaço de escuta qualificada e terapêutica acessível a todos os profissionais que fazem parte da AGIR e unidades.
Os atendimentos psicológicos são realizados no formato online, por meio de chamadas de vídeo, ou no formato presencial, nos consultórios ou salas destinadas a este fim nas unidades. A equipe é focada no cuidado emocional para tratamento e prevenção da saúde mental, sendo composta por psicólogas especialistas na área clínica e/ou da saúde.
