8ª Jornada Científica do Hugol ressalta os avanços na assistência à saúde centrada no paciente
Nesta quinta-feira (19), o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira realizou sua Jornada Científica, com o tema "Produção do cuidado em saúde: assistência centrada no paciente".
O evento faz parte da 4ª Jornada Científica Integrativa da Agir, promovida pelo Ensino Agir. A programação incentiva a produção de ciência em todas as unidades administradas pela organização com o foco no desenvolvimento na prestação de cuidados aos pacientes.
No Hugol, o evento foi dividido entre palestras e mesas redondas que reuniram equipes de profissionais de saúde, pesquisadores, educadores e residentes para discutirem temas relacionados à centralidade dos pacientes. Isso significa tornar o paciente um participante ativo em seu tratamento, e não apenas um agente dependente de decisões terceiras.
Para isso, durante a programação, foram discutidas as temáticas
- Letramento em saúde;
- Experiência e protagonismo do paciente;
- Gerenciamento de tempo na emergência considerando a centralidade no paciente;
- Adoção do DRG no modelo de cuidado;
- Além de palestras sobre o fluxo de pesquisa científica na unidade e os diferenciais da residência na formação de profissionais.
Segundo a Supervisora de Ensino e Pesquisa, Geovana Sôffa, o tema escolhido reflete o empenho da instituição em promover uma assistência inovadora e humanizada, que não apenas trata as condições de saúde, mas que também se preocupa com a experiência e as necessidades individuais de cada paciente.
“Esta jornada científica nos aproximou ainda mais do nosso propósito de cuidar de vidas e da busca contínua pela excelência. Reafirmamos nosso compromisso de permanecer na vanguarda da produção do cuidado em saúde, garantindo que cada paciente seja tratado com dignidade, empatia e a atenção que merece”, destacou.
O evento faz parte de um conjunto de ações promovidas pela Agir com foco no fomento à aprendizagem contínua em saúde.