HCN tem campanha pelo fim da violência contra a mulher
O movimento ‘Agosto Lilás’, uma campanha criada para conscientizar todos pelo fim da violência contra a mulher, teve início no Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu. No último dia 17 começaram as abordagens das equipes assistenciais com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2021, completou 15 anos.
Além da iluminação da unidade, estão acontecendo momentos de sensibilização sobre o necessário fim da violência contra a mulher, como identificar os tipos de violência, quais os serviços especializados de atendimento à mulher, quais os canais de denúncias. As mulheres do HCN também tiveram orientação sobre as formas de acolhimento para com a população.
“Nosso objetivo foi levar informações e incentivar as denúncias de violência doméstica e familiar. Muitas não falam por medo e precisamos juntas, fazer crescer essa rede de proteção e combater mais efetivamente essa violência. Quanto mais informações tivermos, mais conseguiremos tanto evitar quanto procurar ajuda”, explica Valdilene Silva, coordenadora das UTIs 1 e 2 do HCN e uma das idealizadoras do projeto.
Participaram também as coordenadoras de enfermagem, Janette Alves e Anna Lyvia, da Ala B térreo; Renata Dias e Keythionill Sasaki, do Pronto Socorro e do Morgue; Maria Luiza Oliveira, da Central de Esterilização de Materiais (CME); Paula Thafanny, coordenadora da equipe Multiprofissional da Multcare.