SCIRAS do Hecad realiza conscientização sobre Infecções Primárias de Corrente Sanguínea em clima de Halloween
O Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta semana ação de conscientização com os colaboradores da unidade sobre Infecções Primárias de Corrente Sanguínea (IPCS). Em clima de Halloween, a equipe da SCIRAS realizou um quiz com perguntas sobre formas de prevenção e níveis de ocorrência das infecções em ambientes hospitalares.
“As infecções primárias de corrente sanguínea são muito comuns na assistência em saúde e estima-se que cerca de 70% dos casos poderiam ser evitados com a aplicação de protocolos específicos de prevenção”, disse a enfermeira Thays Gomes. “Nosso objetivo com a ação é reforçar a adesão às medidas mais eficazes para evitar IPCSs, como higiene das mãos, o uso de técnicas assépticas durante a inserção e troca de curativos, escolha adequada de locais para a inserção de cateter, seleção de cateter apropriado, precauções de barreira durante a inserção, cuidado adequado do local do cateter e a remoção de cateteres quando não forem mais essenciais”, disse a profissional.
“O jogo foi bem interessante porque trazia perguntas e respostas em cartas decoradas com a temática do Halloween, e cada questão possuía uma pontuação, prêmio ou prenda. A realização da ação in loco, nos postos de trabalho, facilita muito a participação da equipe assistencial também”, contou a enfermeira Anna Carolina Arantes, que participou da sensibilização.