Prevenção de Lesão por Pressão é tema de capacitação no Hecad
A prevenção de lesões por pressão foi tema de série de capacitações realizadas nesta segunda e terça-feira (20 e 21/11) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente. A enfermeira Gabriela Pereira, que conduziu o treinamento, destacou que a iniciativa objetivou qualificar as equipes assistenciais sobre as técnicas para evitar as lesões e fornecer uma visão mais ampla e aprofundada sobre o tema.
“Nós chamamos de lesão por pressão diversos tipos de danos causados à pele e aos tecidos subjacentes que são resultantes de pressão isolada ou fricção. As lesões por pressão podem variar desde uma vermelhidão à abertura total da pele e comprometimento dos tecidos” explica a profissional. “Diversas situações em períodos de internação prolongada podem causar lesões por pressão, como a fixação inadequada de cateteres, a permanência por muito tempo na mesma posição, a pressão sobre proeminências ósseas, etc”, contou Gabriela Pereira.
A capacitação foi voltada para colaboradores das áreas de internação, UTI e salas vermelhas. “Nós participamos de atividades práticas que reforçaram a importância do trabalho em equipe, de um olhar ao paciente em sua integralidade e da adesão às técnicas para a prevenção de lesões como a realização de rodízio do oxímetro, mudança de decúbito, uso de colchão pneumático e aplicação de cremes de barreira e placa de hidrocoloide nos pacientes”, contou a técnica em enfermagem Neire Lopes, que participou da qualificação.