SCIRAS do HDS, promove treinamento sobre medidas preventivas de infecções de corrente sanguínea
O Serviço de Controle de Infecção Relacionada á Assistência a Saude (SCIRAS) do HDS, realizou nos dias 21, 22 e 23 de novembro, o treinamento sobre medidas preventivas de infecção de corrente sanguínea (IPCS).
Diversos profissionais de saúde do SUS foram instruídos sobre protocolos atualizados e práticas para garantir a segurança dos pacientes, destacando a importância da higiene rigorosa e procedimentos estéreis.
A enfermeira Gracielle Godoy, explicou que as infecções de corrente sanguínea são comuns nas unidades de assistência à saúde mas que cerca de 70% dos casos podem ser prevenidos com adoção de medidas adequadas, como adesão aos bundles de boas práticas de inserção e a otimização das práticas de manutenção dos dispositivos.
O treinamento, dinâmico e descontraído, foi inspirado no jogo "Imagem e Ação", chamado de “Imagem e Prevenção”, reforçando a adesão as medidas de prevenção de IPCS.
“Foi um excelente treinamento e muito necessário. É um tema relevante. Práticas aparentemente simples, como a boa higiene das mãos, são extremamente eficazes na prevenção de infecção de corrente sanguínea”, afirmou a enfermeira Andreia Santos.