Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Crer realiza capacitação sobre o conceito 5S para equipe da Oficina Ortopédica


5 de dezembro de 2023



O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou em novembro, capacitação de colaboradores da equipe da Oficina Ortopédica sobre o Programa 5S e implantação do projeto Oficina 4.0, uma ação em conjunto da Gerência de Qualidade do Crer e Gerência Corporativa de Projetos e Inovação da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).

Segundo o analista de projetos e inovação da Agir, Fábio Franklin Mendes, “o treinamento do 5S foi pensado por conta de uma demanda do projeto oficina 4.0. Esse projeto contempla várias melhorias nos processos e ambiente de trabalho, sendo um ponto estratégico em relação à segurança, saúde dos colaboradores e a produtividade do setor”.

O projeto tem como objetivos suprir a crescente demanda por dispositivos ortopédicos, otimizar os processos de produção, suprir as necessidades de recursos e preparar a oficina para modernização. A capacitação foi realizada por meio de dinâmicas e apresentação da metodologia.

A implementação desse tipo de ferramenta em hospitais busca melhorar as relações de trabalho, aumentando a eficiência e a produtividade dos colaboradores eliminando o desperdício, garantindo o melhor acesso a materiais, ferramentas e documentos, além de gerar motivação entre os profissionais. 

“Com a aplicação do treinamento sobre o conceito 5S na oficina ortopédica, é possível melhorar nossos processos para que o ambiente fique mais funcional e higienizado. E é nítido o engajamento da equipe na promoção da disciplina e organização, melhorando a produtividade do setor através da organização do processo de trabalho”, afirma o gerente de oficina ortopédica do Crer, Alysson Alvim Campos.

A ferramenta 5S é uma filosofia de origem japonesa baseada em cinco etapas: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, que correspondem a utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina, respectivamente. Baseada em cinco sensos (S), a metodologia auxilia a promover um ambiente de trabalho ágil, seguro e limpo.