Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

AGIR


Unidades geridas pela Agir e corporativo participam do 2º Encontro da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar


7 de dezembro de 2023



Nos dias 29 e 30/11, as unidades estaduais geridas pela Agir, Crer, HDS, Hugol e Hecad participaram o 2º Encontro da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renavh Goiás). Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, o evento reuniu profissionais de 43 unidades estaduais, municipais e particulares do Estado.

A Renaveh é constituída pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), instituídos no âmbito dos hospitais estratégicos vinculados ao Ministério da Saúde. O Evento teve como objetivo promover apresentação de experiências exitosas realizadas nos municípios. Na ocasião, foram apresentadas 15 experiências exitosas, onde a Agir foi representada com 02 trabalhos pela unidade Crer.

O primeiro trabalho foi a Automatização do Processo de Busca Ativa de Doenças e Agravos Epidemiológicos, apresentado pela enfermeira Priscilla F. Santos Cirqueira. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência e potencialidades da tecnologia na realização da Busca Ativa. Para apoiar essa atividade, tem implementado no PEP uma aba de Busca Ativa, onde os profissionais do NHE, após leitura criteriosa, realizam o registro das informações, evidenciando a busca e a análise do prontuário.

Essa atividade proporcionou agilidade durante o processo de busca ativa, permitindo o fortalecimento das habilidades de raciocínio clínico e pensamento crítico, devido a possibilidade de acesso rápido as informações. Essa busca por uma informação de forma mais refinada, com maior valor agregado, oportunizou a atuação do NHE em outras ações inerentes ao serviço, como a identificação e investigação de um maior número de doenças e agravos de notificação compulsória, o planejamento e execução de treinamentos internos, colaborando diretamente para a otimização dos processos de trabalho.

O segundo trabalho, foi apresentado pelo enfermeiro Felipe Souza de Oliveira, sobre O Uso de Dashboard para o Monitoramento e Gestão das Ações de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Diante da necessidade de acompanhar as informações geradas pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia foi idealizado um painel de dashboard, que consiste em uma ferramenta de dados em camadas que apresenta numa tela informações estratégicas, permitindo monitoramento e acompanhamento dos indicadores relacionados as doenças e agravos de notificação compulsória reportados/identificados no hospital.



WhatsAppImage2023-12-01at10.47.34.jpeg
WhatsAppImage2023-12-01at10.47.33.jpeg
WhatsAppImage2023-12-01at10.47.332.jpeg