Hecad realiza workshop sobre experiência do paciente
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou na última semana workshop sobre a experiência dos usuários na unidade. A supervisora de Experiência do Paciente, Camila Paiva, destacou que a iniciativa buscou voltar o olhar das equipes assistenciais para a promoção de uma jornada satisfatória para o paciente, em todas as etapas do cuidado.
“Para tornar a experiência do paciente mais positiva é preciso reconhecê-lo enquanto indivíduo, personalizar o cuidado prestado, estabelecer relações de parceria, empenhar-se para que o tratamento seja traduzido em uma melhora clínica e buscar sempre o aprimoramento dos processos, a inovação. É isso que o nosso workshop evidenciou para as equipes envolvidas no cuidado”, contou Camila Paiva.
A diretora-geral da unidade, Mônica Costa, ressaltou que a melhoria da experiência do paciente precisa de um esforço integrado. “A excelência na experiência do paciente é construída a várias mãos e envolve a qualidade do atendimento, o acolhimento, a comunicação e a satisfação do usuário e de seus familiares durante toda a sua jornada”, disse. “Precisamos do compromisso e do envolvimento diários das equipes em promover bem-estar e dignidade a cada paciente”, afirmou a gestora.
De acordo com a técnica em radiologia Marly Fernandes, que fez questão de participar da capacitação, o treinamento enfatizou a relevância do cuidado centrado no paciente para a agregação de valor à assistência. “O profissional que trabalha na unidade de saúde precisa sempre ter isso em mente para oferecer o melhor às crianças que são confiadas a nós e entender que dessa forma também vamos receber o melhor do paciente e da sua família”, disse a colaboradora.