Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Crer realiza 2° Edição do Dia D da Ciência e formatura de mestrado em otorrinolaringologia


13 de dezembro de 2023



Com a filosofia de que todas as práticas sejam baseadas em evidências, e fortalecer o compromisso de compartilhar conhecimento, na última sexta-feira (08/12), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, realizou o segundo Dia D da Ciência e a formatura da primeira turma de mestrado em otorrinolaringologia do Centro-Oeste, uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e Crer.

Promovido pela Diretoria Geral do Crer, com apoio da supervisão de ensino e pesquisa do hospital, o evento contou com a presença de 112 participantes. Para o diretor-geral do Crer, Válney Luiz da Rocha, o evento é uma oportunidade ímpar de atualização cientifica e de promoção de conhecimento na área da saúde.

“O Crer oferece assistência à saúde da pessoa com deficiência, fundamentada no ensino e na pesquisa. A ciência é fundamental no processo de reabilitação e readaptação, promovendo a excelência na experiência do usuário do Sistema Único de Saúde”, explica o diretor.

O encontro contou com palestras e mesa redonda que abordaram temas relacionados à ciência e a pesquisa. As palestras foram: Pesquisa na pós-graduação, desafios e perspectivas, ministrada pela pós doutora em otorrinolaringologia e coordenadora acadêmica do programa de cooperação interinstitucional de pós-graduação em medicina da Unifesp, Norma de Oliveira Penido; Estetoscópio da alma: Relação Médico-paciente e os desafios do ensino no terceiro milênio, com o pneumologista e doutor em clínica médica, Marcelo Rabahi.

A mesa redonda com o tema: Desafios do Ensino e da Pesquisa na Pós-graduação, como fomentar e o que esperar? Mediada pelo doutor em otorrinolaringologia e coordenador local do programa de cooperação interinstitucional Crer e Unifesp, Hugo Valter Lisboa e debatido pelo gerente de ensino pesquisa do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Washigton Luiz Ferreira Rios, Valney Luiz da Rocha, diretor geral do Crer e Belchor Rosa Calaça da coordenação e assessoria técnica das Coremes SES – Goiás.

Ensino e Pesquisa

Ao todo, o Crer já realizou 596 pesquisas, com 325 publicadas; os Programas de Residências Médica e Multiprofissional já formaram 184 especialistas; o Programa de Aperfeiçoamento Profissional formou 412 profissionais em diversas áreas; e o Treinamento Avançado Médico, especialização robusta nas áreas de ortopedia de quadril e coluna, cirurgia plástica com foco na rinoplastia e radiologia por imagem, já formou 36 profissionais.

Programa de Mestrado no Crer

Em 2021 o Crer inaugurou o primeiro Programa de Mestrado em Otorrinolaringologia do Centro-Oeste. A instituição e a Escola Paulista de Medicina - EPM da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp iniciaram uma parceria sem precedentes. O Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais estabelece o Crer como instituição receptora do Programa de Pós-Graduação em Medicina, nível mestrado, na área de concentração – especialidade otorrinolaringologia. Ao todo receberam a titulação de mestre cinco otorrinolaringologistas.



10.JPG
09.JPG
08.JPG
07..JPG
06.JPG
05.JPG
04.JPG
03.JPG
02.JPG