Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HECAD


Pacientes do Hecad participam de contação de histórias


13 de dezembro de 2023



Os pacientes em internação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) participaram nesta terça-feira (12) de contação de histórias sobre o folclore brasileiro, em parceria com o Projeto Histórias que Curam, do Sesc. A apresentação teatral resgatou mitos e lendas passados de geração em geração, presentes no imaginário popular.

“No atual contexto, onde vemos reproduzida em nossa realidade hábitos, costumes e tradições de países mais influentes, é muito importante que as crianças tenham acesso a essas manifestações culturais para estimular o interesse pela riqueza cultural do nosso país e identidade do nosso povo”, contou a atriz Lorena Conti.  “O folclore guarda crenças, saberes, lições que nos ajudam a compreender e respeitar quem somos e como chegamos até aqui. Por isso, repassar isso às crianças de forma colorida, instigante e atraente é fundamental”, ressaltou a profissional.

A paciente Samara Moreira participou das apresentações e interagiu com os atores durante todas as histórias. “Eu achei muito divertidas as histórias e as músicas, foi bem legal participar do teatro. Fiquei muito animada de poder sair do quarto, conhecer os personagens e brincar com as outras crianças”, contou a pequena, de seis anos.

Para a diretora-geral da unidade, Dra Mônica Costa, o imaginário tem papel importante no desenvolvimento das crianças e a iniciativa ajuda a tornar melhor a experiência do paciente. “Sabemos que o processo de internação hospitalar é especialmente difícil para as crianças, com grandes mudanças na rotina dos pequenos, e por isso buscamos promover momentos de alegria, entretenimento, aprendizagem e socialização que tornam essa experiência mais leve e positiva”, destacou a gestora da unidade.