Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS Celebra 10 Anos de Gestão Agir e 80 Anos de História


13 de dezembro de 2023



Aconteceu na manhã do dia 13/12 a festividade comemorativa aos 10 anos de gestão Agir e 80 anos de vida do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS). 

O evento começou com um emocionante vídeo-retrospectiva através de imagens dos principais acontecimentos durante os 80 anos de história.

O diretor-geral da unidade, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, destacou que durante seus anos de vida, o HDS sempre contou com o carinho e o trabalho de muitas pessoas que entendiam a importância do trabalho ali realizado, como o Monsenhor Rodolfo Tellmann, que durante o século XX empreendeu inúmeros sacrifícios para manter a qualidade de vida dos pacientes moradores. “A Agir iniciou um robusto plano de revitalização e modernização das estruturas existentes, destinadas ao atendimento dos pacientes. Hoje temos instalações modernas e ao mesmo tempo acolhedoras, para a boa prática do cuidado.

O Superintendente Executivo da Agir, Lucas Paula da Silva, expressou seu orgulho pelos resultados alcançados ao longo da década, onde toda comunidade pôde testemunhar o lançamento de novas iniciativas e compromissos para o futuro, consolidando a colaboração duradoura da Agir.

A Secretária-Adjunta de saúde de Goiás, Anamaria de Sousa Arruda, ressaltou a importância do HDS como unidade referência em especialidades como cuidados prolongados e tratamento de feridas crônicas, uma instituição que soube acompanhar a evolução dos tempos se reinventando e apagando os estigmas que circundaram durante muitos anos a Colônia Santa Marta.

Após os discursos iniciais, o evento contou com um culto ecumênico, onde foram ministradas três preleções, a primeira, evangélica, pelo pastor Emerson Moreira Silva; a segunda, espírita, por Juliano Fagundes e a última, católica, ministrada pelo Diácono Mauro Aparecido de Oliveira.

Após as preleções, foram homenageados a Dra. Monica Ribeiro, o Dr. Valney Luiz Siqueira e Viviane Ferreira, ex-diretores da unidade, que estavam presentes e receberam um presente especial dos supervisores da Agir.

O evento foi finalizado com a apresentação da Exposição HDS, um acervo a ser inaugurado em janeiro, que contará com fotos, objetos, móveis, pinturas e elementos históricos alusivos à história da Colônia Santa Marta, um resgate da trajetória da unidade e tudo o que pôde ser resgatado de seu passado.