Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Crer realiza mesa-redonda em alusão ao Dia do Deficiente Visual


14 de dezembro de 2023



O evento visa ampliar a acessibilidade e a inclusão dessas pessoas na sociedade

Com o intuito de combater o preconceito e a discriminação, além de buscar a garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu uma mesa-redonda em celebração ao Dia do Deficiente Visual, comemorado no dia 13 de dezembro.

A programação envolveu colaboradores, usuários e acompanhantes da instituição e contou na abertura com a apresentação musical do paciente do Crer com deficiência visual, Davi Lucas Venturelli, 10 anos, em tratamento na unidade desde 2015, que encantou a todos cantando grandes sucessos da música brasileira.

A mesa-redonda foi mediada pela supervisora de Reabilitação Física e Visual do Crer, Tattyane Brandão, e debatido pelo educador físico e especialista em Educação Física Adaptada pela UNB, João Turíbio, Mestre em Artes da Cena e consultor de acessibilidade cultural pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Thiago Santana, o gerente de Reabilitação Física e Visual do Crer, Eduardo Carneiro, pós-doutor Strictu Sensu em Educação pela UFG,  Rômulo Fabriciano Gonzaga, a especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Ellen Xavier e pelos fisioterapeutas da Reabilitação Visual do Crer, Cristiano da Silva Melo e Pollyanna Silva Brito.

Durante o debate foram abordados temas relacionados às patologias, o que pode causar baixa visão e cegueira, orientação e mobilidade do deficiente visual, autodescrição e a importância dela como inclusão social, e esporte adaptado para pessoas com deficiência visual.

Eduardo Carneiro, explica a importância da data para a sociedade. “A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou parcial da visão e pode ser congênita ou adquirida. É importante discutir sobre o tema, falar sobre a inclusão. O Crer tem um papel primordial na promoção da cidadania, do respeito e da igualdade para todos”, explica.

Reabilitação Visual no Crer

O Crer é o primeiro hospital de reabilitação do País, e o primeiro hospital público do Centro-Oeste com o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo referência nacional no atendimento à pessoa com deficiência, e reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, por sua atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

Atualmente, cerca de 189 pacientes estão em tratamento na Clínica de Reabilitação Visual do hospital, sendo que 75% dos pacientes atendidos são crianças de 0 a 10 anos. O paciente com deficiência visual passa por diversos atendimentos na unidade durante o período do plano terapêutico, entre eles: terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia e oftalmologia. O processo de reabilitação possui uma meta terapêutica e ao final do tratamento o paciente é incluído na sociedade com respeito e educação.

O Paciente José Netto Oliveira Alexandre, 15 anos, conta como o tratamento já mudou sua vida. “Já aprendi orientação e mobilidade, trabalhamos também as texturas, e aprendo com os terapeutas do Crer a ter mais autonomia, como por exemplo: Tomar banho e me vestir sozinho”, afirma.



_MG_8631.JPG
_MG_8545.JPG
_MG_8467.JPG
_MG_8440.JPG