Prêmio Crer de Qualidade celebra melhorias nos processos de gestão hospitalar
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), realizou no dia 12 de dezembro a segunda edição do Prêmio Crer de Qualidade. O evento teve como foco a melhoria contínua dos processos de gestão em saúde, estimulando as equipes na busca por ações inovadoras que contribuam para o desenvolvimento de processos sustentáveis na unidade de Saúde do Governo de Goiás.
“O Prêmio Crer de Qualidade fortalece o engajamento dos processos em implementar ciclos de melhorias, utilizando a ferramenta PDSA, nos eixos administrativos, assistenciais e de experiência do paciente, premiando as melhorias nos resultados apresentados quanto aos quesitos de inovação, assistência segura, redução de custo, e outros fatores que impactam na assistência prestada”, afirma a analista de qualidade do Crer, Dally Morais Sousa Barros.
No geral, foram apresentados 16 projetos de ciclos de melhorias nos eixos das práticas administrativas, assistenciais e experiencia do paciente, onde os avaliadores da comissão formada pelos membros da equipe do setor de Ensino e Pesquisa e serviço de Qualidade, avaliaram o desenvolvimento das etapas do PDSA a partir da coerência, inovação, abrangência e impacto gerado pelo projeto.
Projetos premiados
Práticas administrativas de qualidade:
- Programa Crerser: um olhar para o futuro - Recursos Humanos;
- Inventário patrimonial via leitor mobile – Patrimônio;
- Gestão de pessoas em dados: explorando insights através de um portal de indicadores - Recursos Humanos.
Práticas assistenciais de qualidade:
- Troca de lençol e toalhas a cada 48 horas – Hotelaria;
- Estratégia para aumentar o número de notificações de reações adversas a medicamentos (RAM) em um hospital estadual de reabilitação e readaptação no estado de goiás – Farmácia;
- Impacto de projeto de melhoria na redução da densidade de infecção trato urinário associada cateter - ITU/AC na UTI do Crer - UTI e SCIRAS.
Experiência do paciente:
- Elaboração e implementação de um instrumento norteador do plano de alta segura do paciente com perfil clínico internado num hospital de reabilitação SUS – SURINT;
- Implantação de solução de comunicação (whatsapp) - Central de Agendamentos;
- Confirmação terapias carrinho volante – Recepção.