Agir promove evento sobre organizações sociais na área da saúde
Na última quarta-feira, 08, foi realizado o Workshop: A importância das Organizações Sociais na Área da Saúde, pelo canal TV Agir no YouTube, como parte da programação da 2ª Semana de Comunicação da Agir. O evento foi aberto pelos superintendentes da instituição Dr. Sérgio Daher (Relações Institucionais), Lucas Paula da Silva (Executivo) e pelo Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Dr. Ismael Alexandrino.
Em sua apresentação, o secretário falou da importância do tema do evento, reforçando que as organizações sociais colaboram de forma significativa para a gestão de saúde. Dr. Ismael apontou ainda as características fundamentais das OSs como a rapidez, profissionalismo, capacidade de buscar executivos da área, evitar turnover, economia de custos, valorizar os bons profissionais, e a agilidade no regime de contratação.
Na apresentação do presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), Dr. Renilson Rehem, mediada pelo superintendente Administrativo e Financeiro da Agir, Claudemiro Euzébio Dourado, foram ressaltados pontos como insegurança jurídica como desafio das OSs e o comprometimento com a transparência, publicidade de informações e a diferença desses aspectos em relação a prestação de contas.
Dentro dos temas do workshop, Dr. Sérgio Daher apresentou a experiência da Agir ao longo de 20 anos de atuação. À oportunidade ele compartilhou os valores e o propósito institucional, evidenciando as boas práticas realizadas pela Agir e unidades geridas, como inovações tecnológicas e soluções com foco na excelência.
O superintendente de Gestão e Planejamento da Agir, Dante Garcia de Paula, ficou responsável pela mediação da palestra da Dra. Ana Paula Neves, Diretora Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A palestrante falou sobre os desafios da filantropia e responsabilidade social na área da saúde. Dante também mediou a palestra de Juscimar Ribeiro, Assessor Jurídico do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que ressaltou a importância dos processos de fiscalização por parte dos órgãos de controle, uma vez que isso fortalece a atuação das organizações sociais em saúde que são comprometidas com a sociedade.
Representando a Controladoria Geral do Estado de Goiás, Dr. Claudio Martins Correia, compartilhou informações relacionadas à transparência pública das OSs. Em seguida, Dr. Pietro Sidoti, do Seconci/SP, tratou sobre os principais processos da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na área da saúde.
O Diretor-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e presidente do IBROSS, Dr. Flávio Deufeleu, falou a respeito da evolução do modelo de OSs, destacando a importância e as boas práticas que visam assegurar a segurança do paciente.
Ao final do evento, os superintendentes da Agir agradeceram aos participantes e evidenciaram a riqueza do conteúdo compartilhado ao longo da programação. O conteúdo é aberto a todos os públicos e pode ser visto no canal TV Agir, no youtube.