Colaborador do Hecad oferece curso de Libras pelo Workplace
A plataforma Workplace, rede social corporativa utilizada pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), oferece diversas ferramentas para tornar mais dinâmica e atrativa a comunicação entre colaboradores da organização. No Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), o Workplace passou a ser utilizado também para oferecer aulas com noções de Libras aos profissionais da unidade.
A ideia partiu do almoxarife Walter Junior, que criou um grupo na plataforma com colaboradores interessados em aprender mais sobre o tema. “Eu ensino Libras nas redes sociais e pensei em adaptar o conteúdo e a dinâmica das aulas para o Workplace, porque sabemos da necessidade de ampliar a acessibilidade dos serviços de saúde, para que pacientes e acompanhantes com deficiência auditiva sejam de fato acolhidos, consigam expressar suas necessidades de saúde e recebam um atendimento satisfatório”, afirmou.
“Conhecimento em Libras é fundamental para receber esse usuário, compreender seus sintomas e hábitos de vida, construir o diagnóstico e ampliar a adesão a tratamento”, disse o colaborador. O grupo ‘Aulas básicas de Libras na área da saúde’ já reúne 280 profissionais de diversas áreas do hospital e além dos vídeos com as aulas sobre a língua brasileira de sinais, Walter Junior compartilha também experiências, exercícios, enquetes e desafios aos participantes.
“A comunicação é parte essencial do cuidado e oferecer ao paciente com deficiência auditiva a oportunidade de trocas genuínas, de construção de vínculos, de acolhimento, é uma iniciativa muito válida. Eu assisti a aula com o alfabeto em libras e gostei muito, acho que o curso será muito bom”, contou a colaboradora Letícia Benevides, que participa do grupo e está aprendendo mais sobre o tema.