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HCN realiza I Semana da Qualidade e Segurança do Paciente


13 de agosto de 2021



O Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, realizou de 9 a 13 de agosto, a I Semana da Qualidade e Segurança do Paciente, encerrado com uma oficina para colaboradores. O evento teve como objetivo disseminar a cultura da qualidade, a importância da padronização dos documentos e apresentar a aba da Intranet para as notificações de eventos adversos e o fluxo dessa comunicação.

A Semana contou com momentos de conscientização em todos os postos de trabalho da unidade, com facilitadores do Planejamento e da Assistência. Em cada local foram repassados os principais conceitos da Qualidade e dos documentos padronizados, além de fomentar o estudo e o acesso contínuo dos documentos do repositório do HCN, e como realizar uma notificação de evento adverso.

Na oficina, foram realizados na prática todos esses processos, visando uma melhor fixação do passo a passo de cada um. “Simulamos diretamente em nosso sistema (numa base de homologação), a realização pessoal dos processos de criação, versionamento, revisão, aprovação e criação de planos de ação”, explica Brunno Andrade, analista de Planejamento da unidade.

Durante a oficina também foi apresentada a aba de notificação de evento adverso, o que são esses eventos e a partir da notificação, o que acontece com as informações registradas. “O objetivo da notificação de Eventos Adversos é a promoção da saúde com qualidade e segurança além da melhoria constante dos processos”, ressalta Ananda Nogueira, coordenadora de Enfermagem do HCN.

De acordo com Brunno, o propósito é promover um nivelamento entre os colaboradores. “Sabemos que Qualidade não é algo que se constrói de forma breve, é uma construção contínua. A partir desse nivelamento, teremos condições de planejarmos os novos passos a serem dados nessa área.”