Oficina Itinerante do Crer leva atendimento e entrega 220 dispositivos ortopédicos em Goianésia
A população de Goianésia e de municípios vizinhos receberam atendimento na Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás. A equipe de profissionais do hospital esteve na cidade entre os dias 9 e 13 de agosto, entregando 220 dispositivos ortopédicos à população.
Rogério Fernandes Cassemiro, da cidade de Barro Alto, foi um dos atendidos pela Oficina Itinerante do Crer na cidade de Goianésia. Para o paciente, o acesso ao calçado para pé neuropático e a palmilha adaptada significou maior qualidade de vida.
“Estou muito satisfeito com a equipe de profissionais e com o atendimento do Crer. Sem esse calçado eu mancava e tinha muita dificuldade para andar, com esse sapato e com a adaptação da palmilha já vejo melhoras no meu caminhar e já planejo poder voltar ao trabalho”.
Única unidade móvel em operação em Goiás, a Oficina Ortopédica Itinerante do Crer leva atendimento a todas as regiões do Estado. “Com nosso trabalho conseguimos democratizar o acesso aos dispositivos ortopédicos produzidos pelo Crer. Sabemos que, para muitos dos nossos pacientes, esse atendimento significa a única oportunidade de conseguir maior qualidade de vida e recursos para uma melhor mobilidade”, ressaltou o supervisor da Oficina Itinerante do Crer, Rodrigo Silveira Campos.
Em funcionamento desde agosto de 2017, a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre do Crer já atendeu 3.750 pacientes em 27 municípios goianos. Ao todo, 6.550 dispositivos ortopédicos foram entregues à população. Todo o atendimento realizado no caminhão é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A entrega dos dispositivos ortopédicos em Goianésia aconteceu na Praça Cívica da cidade. O trabalho da Oficina Itinerante é feito a bordo de um caminhão adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.