Hecad incentiva prevenção a infecções e segurança dos colaboradores em ações de Carnaval
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) tem reforçado com os profissionais a prevenção à infecções relacionadas à assistência em saúde e as medidas de proteção à saúde e segurança dos colaboradores em clima de Carnaval. O Serviço de Controle de Infecções (SCIRAS), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) realizaram quiz com as equipes, bloquinhos de prevenção, distribuição de folders sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e direção segura, além de dicas para manter a hidratação e a saúde durante a folia.
A enfermeira da SCIRAS Renata Benevides afirma que a ação do setor buscou reforçar de forma divertida e colorida, as normas e rotinas de prevenção à infecções. “Nós dividimos as equipes em bloquinhos com nomes divertidos e realizamos um quiz com perguntas sobre boas práticas para evitar infecções hospitalares, como manter a higiene das mãos, não utilizar adornos, protocolos de cuidados com cateter, entre outros”, contou a enfermeira.
Para a supervisora do Sesmt do Hecad, Marcela Xavier, a prevenção é a chave para aproveitar o Carnaval com segurança e sem prejuízos à saúde. “Nós sabemos que o Carnaval é uma época com muitos acidentes de trânsito, contaminações por IST’s e desidratação pela exposição prolongada ao sol e o elevado consumo de álcool, sem a reposição de água que o organismo precisa. Por isso, trouxemos várias dicas para auxiliar os nossos colaboradores e conscientizá-los sobre os cuidados que é preciso tomar nas festividades”, disse.
A técnica em enfermagem Maria Alves afirma que as ações são importantes para preservar a saúde dos colaboradores e pacientes. “São iniciativas que são muito bem-vindas, porque nos abordam em nossos postos de trabalho de forma leve, divertida, relembrando condutas que são fundamentais para a saúde dos pacientes e para a gente também”, ressaltou a colaboradora.