HDS inicia Projeto "Orçar para Cuidar" para gerir de forma efetiva os recursos institucionais
Neste mês de fevereiro, o setor de Orçamento e Custos do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta – HDS iniciou o projeto "Orçar para Cuidar". Anunciado em outubro de 2023, o projeto tem como objetivo o gerenciamento do orçamento por centro de custos, alinhado com o propósito institucional de Cuidar de Vidas.
Durante os encontros, foram explorados aspectos cruciais sobre a gestão de recursos e custos por setor, ressaltando como essa prática contribui diretamente para o propósito maior da instituição. Foram realizadas análises detalhadas de custos em conjunto com os gestores das áreas, apresentando a cada um o orçamento específico do centro de custos sob sua responsabilidade.
Nos encontros, foram destacados pontos importantes e exemplos reais da unidade que evidenciaram a otimização de custos por meio de ajustes nos processos operacionais.
Virginia Augusta, Gerente Assistencial, compartilhou suas reflexões sobre o evento e ressaltou sua importância: "Este momento foi de extrema grandeza, pois envolvemos todos os gestores responsáveis pelos serviços, processos e recursos humanos. Foi possível obter um entendimento melhor da importância de gerenciarmos o orçamento e os custos dos nossos setores, a fim de adotarmos estratégias eficazes para otimizar os custos, e garantir a qualidade e segurança dos nossos pacientes." A metodologia apresentada pelo setor de Orçamento e Custos, detalhando todos os itens e linhas que compõem o custo de cada setor, assim como o processo de "rateio" dos serviços comuns, facilita a análise e a elaboração pontual de ações de melhoria.
"A interação entre custos e setores assistenciais permitiu a identificação de fragilidades e oportunidades de melhoria no processo", acrescentou Virgínia Augusta.
A Supervisora de Orçamento e Custos, Angélica Rocha, reitera que o projeto promissor não só melhora a eficiência operacional, mas também reforça o compromisso da unidade com o cuidado de seus pacientes, garantindo que recursos sejam alocados da melhor maneira possível para promover a saúde e o bem-estar da comunidade atendida.