Formatura de residentes multiprofissionais e médicos do Hugol: compromisso com a qualidade desde a sala de aula
Desde 2020, o Hugol reforçou sua atuação na comunidade por meio do ensino e pesquisa com a criação de sua própria unidade de aprendizagem. Isso significa que, além dos cuidados relacionados diretamente aos usuários, o hospital também exerce uma importante contribuição ao qualificar estagiários, internos, aperfeiçoandos, residentes e colaboradores com base na Política de Ensino e Pesquisa da Agir.
Como resultado desse projeto, nesta segunda-feira (26), foi realizada a cerimônia de formatura de mais uma turma de residentes multiprofissionais e médicos da unidade. Foram 24 residentes condecorados com o título de especialistas nas áreas de clínica médica, ortopedia, bucomaxilo, fisioterapia, enfermagem e psicologia.
Rayssa Martins de Souza, oradora da turma Multiprofissional, conta o potencial transformador da vivência durante a formação no Hugol. A Residência Multiprofissional transcende a definição de um programa de estudo. Ao longo desses dois anos, ela se tornou uma jornada singular de autodescoberta, aprendizado incessante e desenvolvimento pessoal. E compartilhar essa jornada com minha família, amigos, tutores, coordenadores e preceptores foi realmente significativo, marcando um capítulo especial em minha vida”.
Ao longo da formação, que varia de dois a três anos, os residentes dividem seu tempo entre teórica e prática, jornada de muita dedicação de tempo e energia. “Estamos felizes em completar essa etapa da nossa vida em um lugar especial e que muitas vezes foi a nossa segunda casa”, destacou Mariana Porto Brito, oradora da turma Médica.
Para aqueles que acompanharam a jornada dos aprendizes, este é um momento de orgulho e satisfação. Ao longo dos anos, a instituição vem investindo em uma sólida estrutura de ensino e cuidado, dedicada a cada residente, visando o desenvolvimento pleno de suas habilidades. Essa formação não apenas capacita os profissionais para o exercício do cuidado, mas também os prepara para multiplicar os valores e a abordagem humanizada do cuidado que caracterizam a instituição, contou Geovana Sôffa, Supervisora de Ensino e Pesquisa do Hugol.
Já são 159 profissionais capacitados no cuidado de vidas desde a criação dos programas de residência na unidade, contribuição significativa para o oferecimento de um serviço de saúde de qualidade.
A conquista dessa turma de residentes representa não apenas um marco individual em suas carreiras, mas também uma contribuição significativa para a saúde e o bem-estar das comunidades que serão atendidas por eles, principalmente no SUS, finaliza Geovana Soffa.
Estiveram presentes na cerimônia a Superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Rafaela Júlia Batista Veronezi, o Representaste dos Núcleo de Assessorias das COREMES e COREMU da Escola de Saúde de Goiás, Dr Belchor R. Calaça Júnior, o Superintendente de Operações e Finanças da Agir, Claudemiro Dourado, o Diretor de Ensino e Desenvolvimento da Agir, J. Antônio Cirino, o Diretor Geral do Hugol, Dr. Hélio Ponciano Trevenzol e o Diretor Técnico do Hugol, Dr. Luiz Arantes Resende.












