Hospital Hugo realiza visita de benchmarking no Crer com foco na aplicação do Projeto Terapêutico Singular
Comprometido em contribuir com o setor da saúde compartilhando conhecimento e experiências, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, recebeu, na última semana, visita de benchmarking de profissionais do Hospital de Urgências de Goiânia – Hugo. A visita teve como referência a aplicação do Projeto Terapêutico Singular do paciente.
Composto pela gerente Assistencial, Janine de Paula, pela coordenadora Multiprofissional, Andressa Guimarães, e pelas coordenadoras de enfermagem Patrícia Resende e Daisy Helena Viana, o grupo de profissionais do Hugo percorreu os Ginásios de Reabilitação, Ambulatórios Médicos e os Postos de Internação Clínico e Cirúrgico do hospital.
“A visita nos permitiu conhecer de forma prática e realista a aplicação do PTS. Entendemos que é um projeto desafiador e que requer ciclos de melhoria constantes. Fomos muito bem acolhidos pela equipe Crer. Saímos extremamente gratos pelo conhecimento que nos foi transmitido e ansiosos para que possamos em breve iniciar a construção do PTS em nossa unidade”, agradeceu a gerente Assistencial do Hugo, Janine de Paula.
Segundo o supervisor Multiprofissional de Reabilitação do Crer, Eduardo Carneiro, a implantação do PTS na instituição começou em 2015.
“A implantação do Projeto Terapêutico Singular no Crer foi gradativa, começando pelos pacientes internados em Unidade de Internação, pacientes em Terapia Intensiva e posteriormente, aos pacientes ambulatoriais da instituição. Para chegar na maturidade do protocolo aplicado hoje na nossa assistência, foi preciso muito estudo, planejamento e processos de melhoria. É um desafio que eleva consideravelmente a humanização e a qualidade da assistência ofertada no hospital”.
Conduziram a visita a gerente de Enfermagem, Priscila Martins e o supervisor de Reabilitação Multiprofissional, Eduardo Carneiro.
Projeto Terapêutico Singular
O Crer conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmaceuticos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais, que discutem caso a caso os quadros clínicos dos pacientes internados na instituição propondo assim um Plano Terapêutico Singular para cada um.
O PTS é um conjunto de condutas/ações/medidas, de caráter clínico ou não, propostas para dialogar com as necessidades de saúde do paciente e construídas a partir da discussão de uma equipe multidisciplinar.
