Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Perspectivas da Neurodiversidade é tema da primeira Reunião Científica de 2024 do Crer


12 de março de 2024



Reunião faz parte da programação de ensino e pesquisa da unidade do Governo de Goiás

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou na última sexta-feira, 8 de maio, a primeira edição da Reunião Científica do Crer de 2024. O encontro, organizado pela Supervisão de Ensino e Pesquisa - Suenps, teve como tema "Perspectivas da Neurodiversidade”, profissionais do hospital e convidados tiveram a oportunidade de debater sobre o assunto do ponto de vista médico e multidisciplinar. 

O encontro, que reuniu 84 profissionais durante dois turnos tem como objetivo promover o envolvimento de toda a equipe do hospital, na troca de informações e experiências durante a apresentação e discussão de casos clínicos entre grupos de profissionais de saúde, colaboradores do Crer e residentes das mais diversas especialidades.

Para a neuropsicóloga e Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Funcional e Reabilitação do Crer, Diagna Meneghetti Fronza, a neurodiversidade diz respeito às diferentes formas de funcionamento do cérebro humano, incluindo as pessoas com Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, altas habilidades, deficiência intelectual, entre outras condições. “O nosso objetivo com a escolha desse tema foi trazer para nossa instituição um assunto tão relevante e com uma importância tão crescente na área da saúde. A gente considera essencial que os profissionais da saúde compreendam a neurodiversidade de maneira ampla e sejam capazes de prestar um serviço de qualidade a esse público. Foram contribuições muito enriquecedoras e a nossa equipe ficou honrada com a participação e o interesse de todos”, explicou a neuropsicóloga.

O encontro científico durante o período da manhã contou com a participação do médico neuropediatra e neurofisiologista, Dr. Hélio Van Der Linden Jr, da neuropsicóloga, Lara Rabelo Costa e da advogada especialista em Direito de Família, Fabiana Estival, e no período da tarde foi realizado um momento de troca de vivências com o neurodivergente, Bruno Müller, e a mãe e cuidadora de um adolescente autista, Joyce Alcântara.



05.JPEG
04.JPEG
03.JPEG
02.JPEG