Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Crer promove ação em alusão a prevenção das doenças renais para pacientes e colaboradores


14 de março de 2024



Ação tem como objetivo disseminar informações para a população sobre as doenças renais, e a importância da equidade no acesso ao diagnóstico e tratamento da doença renal crônica

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de março, ações voltadas para orientações sobre os cuidados com os rins para usuários e colaboradores. Promovido pelo Serviço de Epidemiologia Hospitalar (Seepi) da unidade, a ação reforça a campanha nacional da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN que tem como tema este ano “Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para Todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.

O diretor técnico assistencial do Crer e vice-presidente do Centro-Oeste da SBN, Ciro Bruno Silveira Costa, explica que o objetivo da campanha é disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce, e aumentar a conscientização sobre a importância de garantir a equidade do acesso ao tratamento apropriado para as pessoas que vivem com doença renal, para melhorar a qualidade de vida e retardar a progressão da doença.

“A doença renal crônica (DRC) pode ser prevenida e quando diagnosticada de forma precoce, pode ser controlada, por isso é de extrema importância ir regularmente ao médico, realizar exames de rotina e cuidar do funcionamento dos rins”, alerta Ciro.

Para a nefrologista e coordenadora médica da Internação do Crer, Rhaisa Ghannam Macedo, o Dia Mundial do Rim sempre trás uma campanha diferente e inovadora, e nos tem sido trabalhado a importância de reforçar com a população o direito ao diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento adequado.

"Trabalho diariamente com hemodiálise, recebo os pacientes no mais extremo de gravidade da doença e percebo que ainda há um subdiagnóstico expressivo de DRC. Hoje foi incrível ver o interesse dos pacientes em ouvir nossa orientação sobre quando suspeitar e o que fazer para chegar até o nefrologista. Ao final, tivemos vários pacientes fazendo perguntas e a maioria relaciona-se ao fato da doença renal crônica ser oligossintomática em seus estágios iniciais dificultando tanto o diagnóstico quanto a compreensão por parte dos pacientes”, afirma Rhaisa.



_MG_6240.jpg
_MG_6238.jpg
_MG_6207.jpg