Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Dia Mundial da Poesia: paredes promovem humanização e aconchego aos pacientes por meio da poesia e pintura, no Hugol


21 de março de 2024



Nesta quinta-feira (21), é comemorado o Dia Mundial da Poesia. A poesia, e a arte no geral, podem ser benéficas para o tratamento de pacientes, principalmente aqueles que passam longos períodos acamados. Pensando nisso, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) possui um projeto de humanização chamado “Poesia em Tela”.

O projeto tem como objetivo trazer a arte como vertente de humanização e proporcionar um ambiente mais acolhedor e aconchegante para os pacientes da unidade. Sendo assim, o Hugol, em parceria com a Academia Goiana de Letras (AGL) e a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), deixou os corredores do hospital mais humanizados com poesias e pinturas feitas nas próprias paredes. “Nosso objetivo desde o início era deixar o ambiente hospitalar mais aconchegante, humanizado e até passar mais tranquilidade para quem está no hospital”, explicou Dr. Hélio Ponciano Trevenzol, Diretor Geral da unidade.

A primeira etapa do projeto começou em dezembro de 2019 e foi finalizada em fevereiro de 2020, levando a arte para 21 locais, totalizando 83 poemas (de 55 poetas) e 27 artes visuais (de 18 artistas plásticos). A poetisa Lêda Selma, coordenadora do projeto, conta que foi uma honra participar de uma ação como essa. “A literatura, a poesia e as artes plásticas mexem com o emocional e os sentimentos das pessoas. No caso do Hugol, mais ainda, tanto que a aceitação surpreendeu nossa expectativa”, disse.

 

Um projeto que vai além

O diretor geral contou ainda, que desde a inauguração do Hugol, achava os corredores do hospital muito grandes e frios. “Um dia, andando pelas ruas, vi uns poemas e pinturas num muro e fui atrás para saber de quem era. Descobri que eram da Lêda Selma, na época, presidente da Academia Goiana de Letras. Entrei em contato com ela e fechamos uma parceria para o projeto Poesia em Tela. Os artistas doaram seu trabalho e o material foi financiado por meio de doações”, explicou Dr. Hélio.

A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) assumiu o projeto e a ideia é colocar em prática a segunda etapa do Projeto Poesia em Tela, finalizando as paredes do Hugol e levando a ideia para as outras unidades administradas pela Agir: Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) e Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).  



_EDS4015.jpg
_EDS3951.jpg
_EDS4016.jpg