Pacientes do Hecad recebem visita pet
As crianças em internação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) receberam nesta terça-feira (24) visita pet para terapia assistida com animais. Segundo a supervisora multiprofissional da unidade, Eliene Rosa, a iniciativa contribui para o bem-estar dos pacientes.
“A visita pet melhora o humor das crianças, traz alegria e entretenimento, quebra a rotina da internação hospitalar e oferece uma oportunidade de brincar, de socializar, de interagir. O contato com os animais reduz a dor, a ansiedade e estimula o desenvolvimento. Inserir a presença dos cães na prática assistencial é terapêutico para os pacientes, especialmente quando falamos de crianças”, disse a supervisora.
A visita do grupo Terapia Assistida por Cães segue protocolos de higiene e segurança para assegurar que os animais não ofereçam riscos aos pacientes e é realizada com pets selecionados por seu comportamento dócil, obediência e interação pacífica com outros animais. “Os cães precisam estar em perfeito estado de saúde, tomar banho antes da chegada ao hospital, apresentar carteira de vacinação atualizada, além de vermífugo e carrapaticidas”, contou a tutora Mariana Machado.
A paciente Jéssica Silva, de 12 anos, ficou surpresa com a visita. “Eu estou há 12 dias aqui e esse foi um momento muito especial para mim. Eu sinto saudade do meu cachorrinho que está em casa e poder brincar com os cães terapeutas foi muito legal. Eu até dei um petisco para a Sky comer”, disse a criança.
Primeiro Pregão Eletrônico da Agir 13/07/2022