Capacitação no Hecad aborda gestão de riscos
Os profissionais do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) participam nesta terça e quarta-feira (14 e 15/05) de capacitação sobre gestão de riscos. O treinamento busca incentivar e fortalecer ações estratégicas para evitar e mitigar danos, promovendo a segurança do paciente e a resiliência operacional.
“A gestão de riscos visa preparar a instituição para prevenir ou minimizar danos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional. Ela também propicia condições para que as oportunidades sejam melhor aproveitadas e a tomada de decisões seja mais assertiva”, afirmou a coordenadora de Qualidade do Hecad, Juliana de Lima.
O treinamento abordou conceitos, relevância e fases da gestão de riscos, como detecção, avaliação, análise, tratamento e monitoramento. Para a enfermeira Maria Gabriela Veloso, a capacitação contribui para a ampliação do conhecimento sobre o tema e aplicação prática da gestão de riscos. “É um tema muito importante, para o uso eficaz de recursos, para a reputação organizacional e sobretudo para a redução de riscos ao paciente. O treinamento trouxe a ferramenta HFMEA de forma bem detalhada, atualizada para o Brasil e contextualizada para que possamos utilizar no dia a dia”, contou.
Primeiro Pregão Eletrônico da Agir 13/07/2022